quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Como se calibra a cor do dente?





























A identificação da cor do dente na primeira consulta é muito importante para sabermos o progresso do tratamento com a limpeza e clareamento.

O registro fica nos arquivos, e com o passar dos anos podemos também verificar se os dentes estão amarelando. É muito comum a alteração de cor após a utilização de certos medicamentos, consumo de café, mate, vinho ou chocolate rotineiramente. Às vezes apenas uma limpeza com ultrassom e jato de bicarbonato já são suficientes para retornarmos à cor original.

Os clareamentos com peróxidos são mais eficazes para casos de quimioterapia, problemas endodônticos, acentuados amarelamentos por idade ou cigarro, ou quando o paciente vai viver um momento especial em que será fotografado, como um casamento ou aniversário, por exemplo.

A escala usada é a "VITA", que é dividida em quatro grupos:

A1 à A4 - dentes com tons avermelhado/marrom


B1 à B4 - dentes com tons avermelhado/amarelo


C1 à C4 - dentes com tons cinza


D2 à D4 - dentes com tons avermelhado/cinza

Essas são as cores naturais do dente que podem ser determinadas com exatidão através de um sistema tri-dimensional ordenado. É um guia de cores que foi estruturado sistemicamente de acordo com os princípios de ordenação colorimétrica : valor(claridade), croma(intensidade) e matiz(tonalidade). Assim, é possível determinar sistematicamente com exatidão a cor de dentes clareados.


Palavras chaves: clareamento dental no RJ, seleção de cor no clareamento dental, identificação
de cor no clareamento dental, calibração de cor do dente


Odonto Estética

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Clínico Geral-CRO-RJ24642 Clareamentos realizados com jatos de bicarbonato, facetas estéticas ou peróxidos associados à LED. Urgências no tel:(21)9932-8037